07 janeiro 2019

[Style Tip] Minimalismo na moda

Minimalista é algo ou alguém adepto daquilo que é simples e elementar.

Ser minimalista é desapegar dos excessos de bens materiais, e com isso, ter uma vida com mais liberdade e espaço para focar no essencial. Ao seu lado, terá apenas o que realmente traga valor para a sua vida- menos é mais!

Assim, o minimalismo busca um lifestyle baseado em menos consumo e mais versatilidade.

A moda minimalista é baseado no uso de roupas atemporais- diferentes do modismo- com uma paleta de tons neutros como o branco, preto, marinho, cinza e beiges. A combinação monocromática é uma das principais características dos looks.

A durabilidade é o fator preponderante deste movimento que prioriza matérias-primas de maior qualidade e, em muitos casos, sustentáveis.

Neste estilo, os padrões surgem de uma forma muito discreta e na maioria das vezes clássicas, como xadrez, riscas etc.

No minimalismo, os tecidos são o destaque, com cortes e costuras mais refinadas e estruturadas, para destacar as curvas do corpo, com elegância e sofisticação.

Os tecidos das roupas são mais nobres, para se obter o acabamento perfeito e ao mesmo tempo ter uma peça duradoura- diferente do fast fashion- e versátil, para formar diversas harmonizações com poucas roupas.

Pessoalmente, estou mais adepta ao estilo minimalista, aplicando a célebre frase"buy less, choose well"!
Neste momento, procuro ser menos consumista, comprando só o que necessito e investindo em peças de qualidade e com preocupações ecológicas e de sustentabilidade. Tenho também em atenção à durabilidade das peças e por conseguinte compro em menor quantidade, investindo em peças um pouco mais caras mas de melhor qualidade!

Um dos truques para ter peças de qualidade é investir nos saldos, que compensa!

As lojas que aconselho para adoptar este estilo são: Uterque, Cos, Bimba y Lola, Massimo Dutti, Purificacion Garcia e claro lojas que tenham algumas peças de luxo ou lojas vintage.





Sem comentários:

Enviar um comentário